Barueri promove Seminário Municipal sobre HVI e Sífilis
Nos dias 11 e 12 de novembro o Centro de Eventos de Barueri foi palco do Seminário Municipal de Atualização em HIV e Sífilis, organizado pela Secretaria de Saúde. O objetivo foi o de alinhar toda a rede municipal de saúde aos protocolos de assistência para eliminar essas infecções no município. O evento contou com a participação de diversos profissionais envolvidos no rastreamento e acompanhamento de casos de HIV e sífilis notificados na cidade.
Atualização e informações técnicas
Durante o Seminário foram apresentados dados epidemiológicos e realizadas palestras ministradas por especialistas. O infectologista Carlos Alberto Leão abordou o tema do HIV, enquanto a infectologista pediátrica Gisele Vieira discutiu sobre a revelação do HIV na infância. A infectologista e mestre em Medicina Tropical Angélica Tapia apresentou o tema "Sífilis na Atenção Primária". As palestras cobriram tópicos como estrutura dos vírus, profilaxias, manejo clínico, redução de riscos e outros aspectos dos cuidados necessários.
Certificação Selo Prata
Barueri é um dos municípios que conquistou o Selo Prata de Certificação para a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis, concedido pelo Governo Federal. O município alcançou esse reconhecimento devido a uma série de ações, como cobertura de consultas e acompanhamento pré-natal de gestantes, realização de testes rápidos, ampla cobertura vacinal contra hepatite B e Pentavalente para crianças, além da oferta de medicamentos antirretrovirais.
"Barueri tem o potencial para conquistar o Selo Ouro. Porém, essa certificação exige a análise de indicadores também da rede privada de saúde, os quais não temos acesso completo. Na esfera pública, entretanto, o município apresenta excelentes índices no controle da transmissão vertical", explica Reinildo de Souza, presidente do Comitê Municipal de Monitoramento da Transmissão Vertical de Sífilis e HIV.
Visita Técnica
Para a avaliação, equipes do governo federal visitaram as Unidades Básicas de Saúde Pastor José Rossi (Vila Universal) e Edini Cavalcanti Consoli ( Jd.Tupã). Durante a visita, foram analisados programas e serviços de saúde, qualidade dos dados, ações de vigilância epidemiológica, capacidade diagnóstica e eficiência dos testes rápidos. A cerimônia de entrega do Selo Prata, em reconhecimento às boas práticas de Barueri na eliminação da transmissão do HIV e da sífilis, ocorrerá em Brasília no dia 29 de novembro.
---
Jaqueline Duarte
COMENTÁRIOS