Instituto do Câncer de São Paulo lança revista especial da Turma da Mônica Jovem para a conscientização sobre o HPV


Instituto do Câncer de São Paulo lança revista especial da Turma da Mônica Jovem para a conscientização sobre o HPV Governo de SP

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade que integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e está ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), lança nesta quarta-feira (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma edição especial da Revista da Turma da Mônica Jovem sobre o Papilomavírus Humano (HPV).

O material, desenvolvido em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa e o Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão (C2PO) da Universidade de São Paulo (USP) apresenta, por meio de recursos visuais e linguagem acessível, informações para a conscientização da população, em especial o público jovem, sobre a importância da vacinação contra o HPV e, consequentemente, a prevenção de alguns tipos de cânceres causados pelo vírus.

A história narra a iniciativa da jovem Mônica e sua turma de amigos que, após uma excursão do colégio ao Icesp, onde assistiram uma palestra sobre a infecções pelo HPV e sua relação com o desenvolvimento de cânceres, decidem disseminar aos moradores do bairro informações sobre o tema com o propósito de reforçar a vacina como uma das formas de prevenção.

De acordo com a chefe do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Câncer do Icesp, Profa. Dra. Luisa Lina Villa, existe uma preocupação entre os profissionais da saúde e a comunidade científica para conscientizar cada vez mais a sociedade sobre as formas de prevenção de cânceres associados ao HPV.

“As taxas de vacinação em nosso país continuam medianas e os índices de rastreamento, como o Papanicolau, em algumas regiões do Brasil, são baixos. Notamos a necessidade de novas formas de comunicação com o público mais jovem para esclarecer sobre o que é o HPV, quais doenças ele causa e as formas de prevenção, com ênfase na vacina. Com este projeto, esperamos que por meio do conhecimento e a ampliação da vacinação seja possível reduzir as infecções e os tumores causados pelo vírus”, explica.

Para o coordenador do grupo de trabalho de educação e comunicação do Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão (C2PO) da Universidade de São Paulo (USP), Prof. Dr. Guilherme Andrade Marson, o projeto contribui para a disseminação de conteúdos de qualidade para o maior número de pessoas, principalmente em um cenário em que a desinformação tem se tornado cada vez mais forte na sociedade.

“Ao pensarmos no exercício do direito à saúde, precisamos reforçar cada vez mais a informação correta como fator fundamental para a prevenir algumas doenças. Nós temos um produto desenvolvido com a expertise de instituições como o Icesp, junto ao C2PO, e o Instituto Mauricio de Sousa, e assim promover ações efetivas para a prevenção de alguns tipos de cânceres”, comenta.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.